Compreendida pelas fases de prospecção e exploração, a pesquisa mineral é muitas vezes vista por alguns investidores como um grande gasto num empreendimento mineiro.
Englobando desde levantamentos geológicos, geofísicos e geoquímicos a sondagens de corpo mineral e ensaios de beneficiamento, a pesquisa mineral é na verdade um investimento, que quando bem executado traz ótimos retornos à razão investidora.
Não são poucos os casos de escolhas errôneas de métodos de lavra ou de falha em plantas de beneficiamento na indústria. Esses erros podem ser evitados realizando a pesquisa mineral de forma correta, com campanhas de furos de sondagem, cubagem de depósitos e diversos outros métodos de forma a conhecer de forma mais completa possível a mineralização de interesse.
A pesquisa mineral deve ser realizada em regime autorizado pela Agência Nacional de Mineração (ANM), e o requerimento exige uma série de documentos que são necessários não só para a protocolização do requerimento, mas para direcionar toda a campanha de pesquisa mineral e, futuramente, a lavra.
Contratar empresas de confiança para a realização de serviços da pesquisa é um fator essencial para garantir bons resultados no decorrer da pesquisa e da lavra. Esta última, quando bem estudada, planejada e executada traz bons retornos, não só econômicos, mas também sociais e até mesmo ambientais.
A Minera Jr. trabalha em diversos serviços que compõem a pesquisa mineral. Conheça mais em nossa seção de serviços
Fontes:
DESTRO, E. Pesquisa Mineral I. Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, notas de aula.
http://www.anm.gov.br/dnpm/documentos/carta-de-servicos-ao-usuario
http://www.brasilmineral.com.br/noticias/nasce-anm-morre-o-dnpm