Blog

Caracterização
06 Nov, 2018

Saiba mais sobre a caracterização!

Por Rafael Romie | 06 de Novembro de 2018 | Caracterização de minérios, proriedades, identificação

Após a descoberta do bem mineral, a identificação de suas propriedades é de extrema importância para a definição de toda a rota de processos a que ele será submetido. A caracterização é responsável, principalmente, por identificar a distribuição das dimensões das partículas de um determinado minério (tamanho das partículas), grau de liberação do mineral (o quanto as substâncias úteis estão liberadas das que não são), densidade, definição de quais são os minerais de interesse e de ganga, além de suas proporções.

A determinação do tamanho das partículas tem como objetivo identificar a granulometria ideal do minério e grau de liberação do mineral desejado diante dos minerais de ganga, bem como no auxílio a determinação da eficiência máxima do processo, através de informações que estão diretamente relacionadas ao processo de fragmentação do minério.

Atualmente, os principais métodos de separação/classificação de minerais são: peneiramento, separação gravítica e magnética, além da flotação. Diante disso, a determinação de propriedades como densidade e forma das partículas, ajuda o desenvolvimento e otimização de técnicas de beneficiamento mineral.

A identificação dos minerais é baseada nas propriedades que os definem como mineral, ou seja, composição química e estrutura, e propriedades físicas. Convém salientar que sua correta identificação e quantificação(teor) são essenciais para a definição da economicidade do negócio, bem como para a previsibilidade durante a rota de processos e a vida útil da mina.

Sendo assim, nota-se que a caracterização tecnológica é de extrema importância para auxiliar o(a) empreendedor(a) a conhecer o seu produto e otimizar processos dentro de sua empresa. A Minera Jr. tem em seu portfólio diversos serviços nessa área, consolidando sua expertise nesta área crucial para qualquer empreendimento mineiro. Conheça mais clicando na nossa aba de projetos, e veja os diversos cases de soluções desenvolvidas por nossa empresa.


Fontes:

LUZ, A. B.; SAMPAIO, J. A.; FRANÇA, S. C. A. Tratamento de Minérios. 5. ed. Rio de Janeiro: CETEM/MCT, 2010.