Blog

29 Abr, 2021

Concentração mineral: sua importância dentro do tratamento de minério

Por Géssica Rodrigues, Matheus Silveira e Rener Rodrigues | 29 de Abril de 2021 | Tratamento de Minérios, Beneficiamento |

A concentração mineral se encontra na parte final do beneficiamento, ela consiste na seleção dos minerais de interesse e eliminação das espécies indesejáveis, buscando aumentar o teor do minério. Para que possa ser concentrado com sucesso, o minério deve estar bem liberado e classificado. Ao final da etapa de concentração tem-se dois produtos: o concentrado (produto de maior valor) e o rejeito (produto inútil).

Recuperação e pureza são dois conceitos muito importantes quando se trata de concentração de minérios e o ponto de equilíbrio entre eles é a chave do processo de beneficiamento. A recuperação mede a quantidade de elemento valioso que se conseguiu obter no processo de concentração do minério, já a pureza é medida pelo teor do elemento valioso presente no minério.

Para que seja possível o processo de concentração é necessário que haja uma diferença física ou físico-química entre o mineral de interesse e os materiais que vão ser eliminados. A complexidade dessa diferença irá depender dos minerais que estão sendo trabalhados.

Você pode pensar que a etapa de concentração mineral se trata apenas de um gasto adicional, porém, assim como todo o beneficiamento, ela é realizada com o objetivo de maximizar os resultados. O fato de eliminarse materiais onde não se tem interesse, além de aumentar o teor do minério, também resultará em diminuições de custos. Com a produção dos concentrados de minério são obtidas: economias com transporte, reduções de despesas metalúrgicas, menores perdas de metal nas escórias (impurezas eliminadas na metalurgia) e entre outros.

Existem vários processos para a concentração de minérios e a escolha de qual será utilizado dependerá das propriedades dos materiais em questão. Algumas das principais técnicas utilizadas para a concentração mineral são:

- Concentração Gravítica – separação das partículas de diferentes densidades, tamanhos e formas por meio da ação da força gravitacional, forças centrífugas ou por forças conjuntas.

- Flotação – separação das partículas por meio da suspensão de tais com a introdução de bolhas de ar. Para que o processo ocorra é necessário mudar a superfície das partículas por meio de diversos reagentes.

- Separação Magnética – separação dos minerais por meio de diferenças em suas susceptibilidades magnéticas quando submetidos a um campo magnético, natural ou induzido.

- Lixiviação – técnica que consiste na dissolução seletiva de minerais contendo o metal ou metais de interesse. Essa dissolução acontece através da aplicação de ácidos, bases ou agentes complexantes.

- Separação Eletrostática – o processo baseia-se nas diferenças de condutibilidade elétrica, susceptibilidade em adquirir cargas elétricas superficiais dos minérios, sob a influência de um campo elétrico.

- Seleção Manual – é o método mais antigo de concentração, através de uma inspeção visual, os minerais de interesse são manualmente resgatados do restante ou, apenas os minerais contaminantes.

Com nossa ampla oferta de serviços, nós da Minera Jr. podemos ajudar você a obter melhores resultados em seu empreendimento. Para que sua concentração seja feita da melhor maneira possível, nós contamos com ensaios de concentração gravítica, flotação e separação magnética. Além disso, também oferecemos serviços para as etapas anteriores do beneficiamento, com ensaios de fragmentação por britagem e/ou moagem e ensaios de classificação dos minérios.

Entre em contato com a nossa equipe e solicite seu orçamento!