Blog

Desmonte
14 Nov, 2018

Desmonte de rochas com explosivos

Por Rafael Romie | 14 de Novembro de 2018 | Desmonte, explosivos, rocha, fragmentação

Determinada a jazida, é chegada a hora de determinar a forma de extração do bem mineral. Desse modo, é necessário determinar qual o método de desmonte proporcionará o melhor resultado, ou seja, maior fragmentação ou o menor dano (em caso de rochas ornamentais). Isto posto, o objetivo dessa técnica é liberar a rocha para a sua posterior escavação e/ou transporte.

As formas mais comuns de se fragmentar uma rocha são: manual (realizado com ferramentas manuais, como ocorre no garimpo), hidráulico (por meio de jatos de água com alta pressão), mecânico (com o uso de tratores e maquinas em rochas que possuem baixa resistência) e o desmonte por explosivos, um dos mais utilizados.

Plano de fogo

A concepção dos explosivos se deu por volta do ano 1000 d.C., na China, com invenção da pólvora, inicialmente utilizada apenas para fabricar fogos de artifícios. No entanto, esse produto começou a ser usado pela mineração somente no século XVII, quando o explosivo foi utilizado para o rompimento de rochas, pela primeira vez.

A pólvora foi utilizada até o desenvolvimento da nitroglicerina, no fim do século XIX. A substância, inventada por por Alfred Nobel, incialmente possuía uma preparação extremamente arriscada, sendo que qualquer choque ou uma alteração brusca de temperatura provocavam violentas explosões. Desse modo, em 1864, quando mal tinha começado a produção, Nobel perdeu o irmão caçula e quatro funcionários durante um acidente em sua fábrica. Foi então o cientista teve a ideia de uma substância inerte, no intuito de evitar acidentes. A nova mistura, mais estável, denominada dinamite, revolucionou a técnica de desmonte em minas e foi a precursora de todo o desenvolvimento de explosivos.

Plano de fogo

O planejamento de um desmonte de rochas com explosivos envolve a definição de como as cargas serão alocadas, os tempos de detonação(deflagração), a definição dos tipos de acessórios a serem utilizados, bem como o fator econômico. Um plano de fogo eficiente é aquele que maximiza a utilização da energia do explosivo, transferindo-a para a fragmentação adequada da rocha. No entanto, esse tipo de desmonte produz efeitos indesejáveis como vibrações de terreno, poeira e gases, além de ultralançamentos. Logo, um projeto tecnicamente correto também deve minimizar a probabilidade de ocorrência desses eventos.

Plano de fogo Desmonte

Dentro desse contexto, a Minera Jr. em conjunto com a SEMINAS e a equipe do LPLM, organiza no dia 20/11/2018 o workshop de desmonte de rochas com explosivos, que tem o objetivo de complementar e aprimorar a formação acadêmica dos alunos através de palestras realizadas por profissionais da área. É importante lembrar que a Minera pode realizar projetos de otimização de desmonte e conta com professores renomados para auxiliar os membros da empresa.


Fontes:

https://super.abril.com.br/ciencia/como-funcionam-os-explosivos/
https://super.abril.com.br/cultura/alfred-nobel-da-dinamite-a-paz/
https://tecnicoemineracao.com.br/mineracao-evolucao-influencia-construcao-humanidade/
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/292817/mod_resource/content/1/Aula%203.pdf