Parque dos mangabeiras
26 Mai, 2018

Destinação de áreas mineradas para utilização econômica e social

Por Bruna Maia | 26 de Maio de 2018 | controle ambiental, recuperação de áreas | 0 Comments

A escola Politécnica da Universidade de São Paulo está promovendo o I Concurso de Projetos de Destinação de Áreas Minerada, destinado a estudantes universitários de instituições de ensino do estado de São Paulo. Este concurso está sendo realizado por intermédio do Departamento de Engenharia de Mina e Petróleo (PMI), do Núcleo de Pesquisas para a Mineração Responsável da Universidade de São Paulo (NAP.MINERAÇÃO) e com apoio o apoio Institucional da Secretaria de Mineração.

As áreas exauridas pela mineração, comuns nos municípios do estado de São Paulo podem ter novas aplicações de interesse social, econômico e turístico. Sendo assim, o concurso busca estimular a criatividade e a capacidade de inovação por parte dos estudantes, assim como seu engajamento na busca de alternativas e soluções de ocupação para essas áreas. Essas soluções devem basear-se na verificação de necessidades locais, no conhecimento de exemplares adotas em diversas situações semelhantes, na viabilidade técnica e econômica de implementação, importância social pra região, aspectos ambientais e de funcionamento do projeto.

Segundo a Revista Mineração e Sustentabilidade, João Carlos Meirelles, secretário de Energia e Mineração, acredita existir casos de áreas mineradas recuperadas na capital paulista que podem servir de exemplo para outras cidades do Estado. “A raia olímpica da USP, onde diversos atletas treinam esportes aquáticos, e o parque do Ibirapuera, são dois exemplos concretos de antigas áreas de mineração de areia que tiveram nova destinação e atualmente servem de lazer para a população”, destaca.

O concurso terá duas modalidades: mineração em cavas e mineração em meia encosta. Os membros da Comissão Julgadora serão convidados pela Escola Politécnica da USP pontuarão os projetos de acordo com critérios descritos no edital. Por fim, os três melhores projetos de cada modalidade serão premiados em uma cerimônia que acontecerá no Dia da Mineração (10 de setembro).

Este é mais um grande passo da sociedade acadêmica em busca de desenvolver o empreendedorismo nos estudantes, incentivar o questionamento e a pesquisa. A diretora da Poli-USP, Liedi Bernicci, afirma que a escola politécnica deseja desenvolver políticas públicas de médio e longo prazo com projetos de Estado para a sociedade.

Fontes: