Blog

10 Jun, 2020

Você conhece a diferença entre o DRX e FRX?

Por Iuri Cordeiro | 10 de Junho de 2020 | Confiabilidade, Não destrutivo, Baixo Custo |

Qual a importância de conhecer a composição mineral e química dos minerais?

Devido a crescente complexidade dos minérios, seja no aspecto químico, mineralógico e físico, tem se tornado cada vez mais necessário os estudos e análises das propriedades dos minerais para proceder com implantação, desenvolvimento e otimização de rotas para processo de beneficiamento de minérios.

Tal caracterização é imprescindível não apenas pelas questões intrínsecas aos minérios, mas pela necessidade de se aperfeiçoar o melhor produto, com uma qualidade competitiva no mercado e principalmente ao menor custo para o seu empreendimento.

A seguir serão apresentadas duas técnicas muito comuns para identificação das fases mineralógicas e elementos químicos presentes em uma amostra.

O que é Difração de Raio X?

A difratometria de raio x ou comumente chamada de DRX é uma técnica analítica de caracterização microestrutural que contém informações qualitativas e quantitativas de materiais cristalino.

A análise por DRX é empregada principalmente para identificação de mais de 90% das substancias inorgânicas e estudo das estruturas cristalinas.

Dentre as vantagens da técnica para caracterização de fases mineralógicas podemos destacar a rapidez do método, a necessidade de pequenas quantidades de amostra para os ensaios, simplicidade, confiabilidade dos resultados que são obtidos e também a possibilidade de realizar uma análise de minerais e materiais com mistura de fases mineralógicas.




O que é Fluorescência de Raio X?

A espectrometria de fluorescência de raios X ou também chamada de FRX é uma técnica não destrutiva, que permite identificar e analisar os elementos químicos que estão presentes em uma determinada amostra, o que podemos chamar de análise qualitativa. Outrossim, podemos também através da técnica proceder com a quantificação e estabelecer proporções de cada elemento existente na amostra.

É considerada como uma técnica versátil pois ela permite que a análise possa ser feita tanto com amostras na forma sólida quanto na forma líquida.

Falando sobre as suas vantagens, podemos destacar a simplicidade da técnica, a não necessidade de preparação destrutiva da amostra, a rápida detecção dos elementos químicos e o seu baixo custo comparado com outras técnicas.

Você sabia que a Minera Jr realiza ensaios para análise química e mineralógica de minerais? Todos os nossos procedimentos são realizados com muita qualidade para atender e garantir a satisfação dos nossos clientes. Acesse o nosso portal de comunicação e faça seu orçamento!