02 Set, 2020

ECONOMIA MINERAL NA PANDEMIA

Por Gabriel Augusto | 02 de Setembro de 2020 | Pandemia, Economia, Mineração |

A indústria da mineração envolve exploração, extração e beneficiamento de minerais que se encontram nas rochas e solos. Essa atividade integra a extração pela lavra a céu aberto e lavra subterrânea, e é de extrema importância para a economia do País. No Brasil, participa com 4,5% do PIB, 25% do total de exportações brasileiras, gerando mais de um milhão de postos de trabalho na indústria e tem uma capilaridade ampla no setor de serviços.

Infelizmente, com esse cenário de pandemia gerou-se uma queda nas receitas de diversos setores além de um impacto negativo na economia mundial. Porém, a mineração deve se recuperar mais rapidamente do que os outros setores da economia.

A demanda por minério de ferro e outros recursos minerais deve cair durante a inevitável recessão brasileira. Apesar de a pandemia reduzir a demanda mundial, as mineradoras do Brasil faturaram 9% a mais em relação ao primeiro trimestre de 2020. Foram R$ 39,2 bilhões, dos quais R$ 15 bilhões vieram de Minas Gerais. Com 38% do faturamento do país, o Estado só perde para o Pará, que participa com 43%, segundo o Instituto Brasileiro da Mineração (IBRAM).

Sozinho, o minério de ferro responde por 59,3% do faturamento registrado pelo setor no segundo trimestre. Em seguida, vem o ouro com cerca de 14%. O diretor-presidente do IBRAM, Flávio Penido, destaca que a explicação para o crescimento está no dólar, que elevou os preços das commodities. “No caso do ouro, o mundo está passando por uma crise e ele é um ativo de segurança, então, aumenta tanto na demanda como no valor unitário”, ressalta Penido.

As empresas e indústrias do setor minerário estão de certa forma acostumadas a certa flutuação de preços, além de terem ajustado os custos, aumentado à automação e reduzido à influência humana. Isso faz com que elas possam ter essa resiliência, sentindo bem pouco os impactos da crise provocada pela pandemia.

Apesar da perspectiva positiva, o relatório alerta as empresas para a necessidade de adaptação aos impactos causados pela pandemia no longo prazo, que ainda permanecem incertos.

Nesse contexto, a Minera Jr., Empresa Júnior de Engenharia de Minas do campus UFOP – Ouro Preto também segue trabalhando e buscando soluções para seus clientes e colaboradores, respeitando todas as normas de seguranças que o momento exige. Interessou-se pelo tema e quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato conosco em uma das nossas redes sociais ou pela aba contatos do nosso site!