- O que é beneficiamento de minérios e qual sua importância?
Podemos chamar de beneficiamento de minérios a fase da cadeia produtiva da mineração que reúne um conjunto de operações unitárias aplicadas em bens minerais. Sua finalidade visa possibilitar a utilização industrial desses bens, através da modificação da granulometria e concentração relativa das espécies minerais sem modificar a sua identidade química, bem como viabilizar a comercialização desse produto.
- Qual a finalidade dos ensaios laboratoriais no beneficiamento de minérios?
Para se obter uma concentração relativa de minerais e uma possível comercialização, é imprescindível que os ensaios laboratoriais sejam realizados da forma mais detalhada possível. Tais ensaios abrangem a otimização das rotas de processos, o dimensionamento adequado dos equipamentos, o aumento da receita, e a mitigação de impasses ambientais gerados pela etapa de tratamento de minérios. Esses fatores buscam garantir uma maior confiabilidade no processo.
Dentro dessa atuação, torna-se necessário liberar fisicamente os minerais. Para isso, ensaios de cominuição utilizando britadores e moinhos são realizados para garantir a redução do tamanho das partículas. Outrossim, alguns testes de separação por tamanho, através do peneiramento e classificação, devem ser realizados a fim de se evitar uma excessiva fragmentação, ou garantir que o material esteja na granulometria ideal para as etapas subsequentes.
Somado a isso, ensaios de concentração mineral também são fundamentais para garantir uma maior confiabilidade nos resultados. Para que essa concentração aconteça, é necessário que os equipamentos promovam uma trajetória para os minerais com propriedades diferenciadoras. Dessa forma, testes utilizando equipamentos gravimétricos, como o jigue, o espiral de humphreys, e a mesa concentradora são elementares na separação de minerais com diferentes densidades. Além disso, quando se trata de susceptibilidade magnética de partículas minerais, tornam-se aplicáveis os separadores magnéticos, sejam estes de baixa ou alta intensidade, conforme o campo magnético necessário para promover a separação das espécies.
Ademais, alguns minerais com granulometrias muita finas e baixos teores precisam passar por processos de concentração mais específicos. Exemplo disso é a flotação, método que leva em consideração a superfície da partícula, podendo ela ser hidrofóbica ou hidrofílica.
Por fim, além da redução granulométrica, separação por tamanhos e concentração de espécies minerais, é essencial que se desenvolva processos assertivos e eficazes no que tange o aproveitamento da água no tratamento de minérios. Para tanto, ensaios de sedimentação em proveta e espessamento podem ser feitos para avaliar variáveis operacionais de processos, e possíveis soluções confiáveis para aumentar a rentabilidade do seu empreendimento mineral.
- E como a Minera Jr. pode te ajudar?
Caso ainda não tenha encontrado algum serviço que se enquadre à sua necessidade, não se preocupe, pois hoje oferecemos uma gama de ensaios laboratoriais com resultados técnicos para te ajudar a definir e otimizar processos. Entre em contato com a nossa equipe e solicite seu orçamento!