Blog

Desmonte
22 Nov, 2018

Ensaios de abrasão: Los Angeles e Slake Durability Test

Por Ítalo Oliveira | 22 de Novembro de 2018 | Mecânica das Rochas, durabilidade, alterabilidade

Pode-se definir alterabilidade como a facilidade que uma determinada rocha se deixa alterar, parâmetro esse, muito importante nos estudos conceituais para aplicações de um material geológico. Basicamente, uma rocha se altera por ação das intempéries ambientais, como ciclos de umedecimento-secagem, congelamento-degelo, aquecimento-resfriamento, abrasão, desagregação e esfoliação.

A alteração das rochas induz variações no nível de tensão do corpo podendo gerar fissuras e a ruptura do material, por isso existe uma certa preocupação da qualidade do material empregado em obras de engenharia. No geral as rochas de origem ígnea possuem menor alterabilidade que as rochas sedimentares quando expostas a intempéries de origem física, mas o mesmo não é observado quando os mecanismos são químicos.

Existem dois principais testes para medir a resistência a alteração do material, ambos focados na resistência a abrasão. Basicamente impomos a rocha condições de estresse elevadas, simulando a ação de anos de intemperismo.

Para o Slake Durability Test, utilizamos aproximadamente 10 fragmentos de rocha que são inseridos em um cilindro de lateral perfurada, com uma malha de aberturas de 2 mm. A massa inicial é pesada e então o cilindro é posto a girar, sendo que o mesmo fica parcialmente imerso em um tanque com água. O efeito da atrição entre os fragmentos somado a presença da água induz a desintegração do material, assim as porções finas que si desprendem acabam saindo pelas aberturas do cilindro e sedimentam no tanque. Assim, a resistência dos fragmentos é obtida pelo quociente de massa dos fragmentos dentro do cilindro, inicialmente e após o teste.

Slake durabilty test

Já o ensaio Los Angeles segue um princípio parecido, porém é utilizado na caracterização dos agregados graúdos para a construção civil. Nesse teste, o material é colocado junto com esferas de aço em um cilindro de maior diâmetro, que rotaciona sobre seu eixo promovendo a abrasão entre as partículas e as esferas de aço. A alterabilidade do material é medida com base em análises da granulidade dos agregados antes e após o teste.

Interessado em saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco! A Minera Jr. fornece atestados de qualidade do seu material, além de possuir equipe técnica para te auxiliar em suas necessidades.


Fontes: GOODMAN, R. E. Introduction to Rock Mechanics. Segunda Edição. Berkeley: Editora Wiley, 1989.