23 Jun, 2020

Porque essa luta não pode parar

Por Larissa Gardenia | 23 de Junho de 2020 | Mulher, Engenheira, Inspiração |

A engenharia existe desde que inventamos nossa primeira ferramenta para caçar, até as invenções modernas que facilitam nosso cotidiano. Sendo a engenharia responsável por modificar tudo ao seu redor, é chegada a hora que ela irá exercer sua função e modificar estruturas comportamentais arcaicas na sociedade.

Criou-se o mito de que homens destacam-se em raciocínio lógico, e mulheres, em ciências humanas por ter uma natureza mais sensível. Estudos feitos no curso de engenharia de minas da UFOP comprovam que o desempenho do sexo feminino em avaliações tem destaque, quando comparado ao masculino, provando que tal pensamento citado anteriormente é errôneo e sem fundamento.

Ingressando no curso superior desde século XIX, as mulheres já são maioria nas áreas sociais e humanas, mas no ramo de exatas e tecnologia ainda é um ambiente masculino. Existe uma diferença significativa na relação de alunos e alunas que se formam. Dessa Maneira, a desistência feminina no curso é algo que precisa ser modificado com urgência.

Entre os fatores que causam essa desistência podemos citar assédios físicos e/ou morais em salas de aula e no trabalho. Além disso, os homens conseguem ingressar no mercado de trabalho mais facilmente. Em contrapartida, segundo um artigo feito por alunos da UFOP, publicado no COBENGE, as mulheres, têm mais dificuldade e acabam partindo para a pós graduação. Nota-se que homens ainda ganham mais apesar de terem, em média, um ano de escolaridade a menos tornando esse desigualdade salarial ainda mais infundada.

Ao contrário do que muitos pensam o feminismo não é o contrário do machismo, é a luta pela igualdade de gênero. Nesse contexto, a Minera Jr. tem feito sua parte para mudar essa realidade. Incentivando nós mulheres a não temer e sempre alcançar cargos de liderança, servindo de inspiração para as próximas gerações. Ensina-nos a exigir respeito.

Contamos atualmente com a presença de 25 membros, sendo 4 mulheres, entre elas uma Diretora de Projetos. Todos conscientes de seus direitos e dos valores da empresa quanto a valorização das pessoas. A Minera Jr. apoia o profissional independente do sexo, impulsionando os membros a serem qualificados, e assim, garantir seu espaço por suas competências exclusivamente.