A geotecnia é a área da engenharia que compreende estudos acerca dos solos, bem como das rochas e como esses reagem a ação humana. Por isso, estudos geotécnicos se fazem importantes em diferentes áreas, e não é diferente na mineração, onde se cuida sobretudo da infraestrutura da mina, e uma vez que não é dada a devida atenção, pode causar sérios acidentes ou prejuízos. Podemos citar diversas vertentes em que a geotecnia atua na mineração, dentre elas a estabilidade de taludes e barragens, obras de contenção, segurança operacional, entre outras.
No contexto de uma mina, a longo prazo, os maciços rochosos podem variar o grau de alteração e resistência, por isso é importante realizar estudos geotécnicos periodicamente a fim de atualizar e adaptar as operações mineiras para que se consiga extrair mais minério de forma mais segura. Assim evita-se acidentes, desabamentos ou desmoronamentos.
Além da segurança, outro fator importante é a economia. Quando se investe em bons estudos e projetos geotécnicos, tem-se um retorno significativo para a empresa, seja na recuperação de minério antes não acessível ou na otimização da produção. Aumenta-se a vida útil da mina, economizando e aproveitando melhor os recursos disponíveis, podendo viabilizar outros novos projetos.
Dessa forma, a geotecnia em geral é parte fundamental de qualquer projeto de mineração e sua não realização pode gerar danos e prejuízos inimagináveis.
Nós da Minera Jr realizamos serviços geotécnicos como:
Classificação de solos;
Ensaios Mecânicos de agregados maciços e solos;
Entre em contato conosco para saber mais.