17 Jun, 2020

GESTÃO DE PROJETOS NA ÁREA MINERAL: CONHEÇA A IMPORTÂNCIA DESSA FERRAMENTA

Por Ana Paula Teixeira | 17 de Junho de 2020 | Planejamento, Monitoramento, Controle |

Você sabe o que é gestão de projetos? Essa é uma ferramenta importante e que pode fazer a diferença no dia a dia de suas atividades empresariais. Aquilo que é conhecido com o nome genérico de “Gestão de Projetos” deve ser entendido como um conjunto de regras e de boas práticas estabelecidas para se realizar algo da melhor forma possível, independentemente de ser grande ou pequeno. Trata-se, portanto, de uma metodologia voltada para a eficiência na realização de tarefas, que vem sendo aprimorada ao longo do tempo.

Resumidamente, a ação de gerenciar tem por objetivo planejar e acompanhar a realização de ações previamente definidas para garantir que aquilo que foi pensado e proposto seja executado de verdade. Perceba, portanto, como gerenciar tem tudo a ver com planejar e programar: dois processos inteiramente ligados à engenharia. E para o setor minerário não seria diferente. Vê-se, nos tempos atuais, a demanda nesse segmento econômico por profissionais cada vez mais engajados em gerir grandes projetos do início ao fim, seja nas minas, nas usinas, ou nos setores de suporte.

Mas você sabia que, para uma empresa júnior de mineração, uma boa gestão de projetos também é imprescindível?! Se você tem aquela análise mineralógica que seu chefe solicitou há tempos, ou até mesmo aquele processo de requerimento de área que já está atrasado, então a gestão de projetos é perfeita para você. E o melhor, a Minera Jr. pode te ajudar nisso! Isso porque nossa empresa tem se empenhado cada vez mais em conhecer e aplicar técnicas, conhecimentos e habilidades para que um projeto seja entregue da maneira mais otimizada aos nossos clientes.

Ademais, a gestão de projetos traz um foco delineado às metas e permite a programação prévia de cada ação. Isso porque o alicerce para uma gestão refinada engloba nove áreas de conhecimento, sendo estas: escopo; custos; tempo; qualidade; riscos; recursos humanos; comunicação; aquisições; e integração. A associação de todas essas áreas possibilita o planejamento, monitoramento e controle de todo o projeto. Por isso, cada vez mais empresas investem, treinam equipes e incentivam a participação em eventos e especializações na área. Mais que um diferencial competitivo, uma gestão eficiente de projetos significa tornar a empresa mais ágil, mais dinâmica e pronta para entregar muito mais valor a seus clientes.

Agora você pode estar imaginando que a gestão de projetos é extraordinária, mas como fazer acontecer? Se você for começar do zero, pode parecer difícil. No entanto, após estabelecer os conceitos, seus projetos ficarão bem mais fáceis de se concretizar. Um ponto central a se destacar é a escolha de um gerente. Ele será o principal elemento na tomada de decisões do projeto, sendo essencial que o mesmo se comunique de forma clara com a equipe, clientes e fornecedores. O segundo ponto é a escolha da metodologia a ser adotada. O procedimento definido é o que guia todos os envolvidos durante o projeto, por isso é importante que todos estejam familiarizados com ele.

Portanto, conheça bem a sua equipe e busque métodos que façam sentido para ela. Os mesmos, quando adequados, direcionam os colaboradores para aquilo que deve ser feito, gerando menos incertezas.

UM PROJETO NÃO EXIGE APENAS UM OBJETIVO FINAL…

Defina metas para cada etapa planejada. Não só um objetivo final. Quanto mais nítido for o alinhamento entre a equipe e os stakeholders, melhor será a avaliação do trabalho e das entregas. O sucesso de um projeto depende de muitos fatores. A partir daí, planeje bem, busque capacitações e reveja suas ações. A gestão de projetos é um meio comprovadamente eficaz para atingir seus objetivos dentro de um orçamento e com os menores riscos possíveis.