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Google Marketing Platform
28 Ago, 2018

Você conhece o Google Marketing Platform?

Por Ânnalis Maciel, Gabriel Augusto e Lucas Wurzner | 28 de Agosto de 2018 | prospecção passiva, marketing, google

O mundo passa por um período de mudanças rápidas e impactantes em nossa sociedade. Devido as recentes crises financeiras, a prospecção de clientes tem sido um grande desafio em função da desaceleração do mercado e diminuição do consumo. Nesse contexto, surge a necessidade de inovar a maneira de atuar no mercado na busca por novos consumidores.


Devido a esse segmento altamente competitivo, a prospecção de clientes é uma etapa crucial no processo de vendas. Existem duas formas de prospecção: Ativa (Outbound) e Passiva (Inboud). A Prospecção Ativa consiste na abordagem direta com cliente enquanto a Prospecção Passiva busca atrair os clientes, sobretudo aqueles que possuem interesse em seu produto ou serviço. Assim, a Prospecção Passiva oferece uma infinidade de estratégias de marketing e vendas na busca de atrais e gerar “Leads”, converter em oportunidade afim de gerar clientes (baseado no princípio de “Funil de Vendas”).

Diante disso, o Google enxergou a possibilidade de movimentar o mercado, criando o Google Marketing Platform, que são ferramentas fáceis de usar em qualquer negócio. As principais ferramentas que a plataforma oferece são: Google Analytics, Optimize, Data Studio, Surveys e Tag Manager.

Marketing

Google Analytics
É uma plataforma de monitoramento e análise de dados de site e aplicativos do mundo todo. A ferramenta coleta informações dos usuários transformando-as em relatórios afim de identificar como está o desempenho do seu site em tráfego (tempo real), engajamento e conversões conforme as ações do usuário. Permite também conhecer o nosso público consumidor, saber qual caminho a estratégia de marketing está tomando, para que assim, possa otimizá-la afim de alcançar melhores resultados.

Google Optimize
É uma plataforma de teste A/B e personalização, ou seja, ela busca verificar a qualidade das páginas do site, bem como outros fatores que visam atrair o público alvo. Uma das principais vantagens da ferramenta é que ela integra de forma nativa com o Google Analytics, realizando as variantes de acordo com os dados mostrado por ele. A ferramenta, apesar de à primeira vista parecer excelente para auxiliar na sua estratégica de marketing, deve ser usada com cuidado. Mesmo mostrando variações que possam ajudar no aumento das visualizações e/ou objetividade do site, podem ser mudanças precipitadas e incorretas.

Google Data Studio
Criado para substituir a versão paga e para grandes empresas (Google Analytics Enterprise), o Data Studio é diretamente interligado com outros dispositivos do Google, como o Google Analytics e Adwords, por exemplo. Dessa forma, o aplicativo possibilita retirar qualquer dado requerido pelo usuário, transformando-os em gráficos e outros relatórios customizáveis. Isso torna os dados mais expositivos e de fácil entendimento para clientes e toda a equipe de marketing.

Google Surveys
Google Consumer Surveys é uma forma de se ganhar dinheiro através de acessos no site. Visto como uma forma de paywall, a ferramenta funciona de uma forma simples: ao navegar em determinado site, abre-se uma janela com um questionário que será respondido por múltipla escolha. Ao responder o questionário, gera-se um ganho de 10 centavos, onde metade vai para o Google e metade para o dono da página.

Google Tag Manager
O Tag Manager é um gerenciador de tags, que ao ser adicionado ao site coleta diversas informações a transmite a terceiros. As tags podem ser utilizadas para realizar diferentes propósitos como: envio de formulários de monitoramento, realização de pesquisas, geração de mapas de calor, remarketing ou acompanhar como os usuários chegam ao seu site.

Portanto, com o auxílio dessas ferramentas é possível ter um domínio maior sobre o seu público e as informações que ele traz. Assim, torna-se possível interpolar estes dados, contribuindo na nova estratégia de Marketing e de venda afim de gerar melhores resultados de forma mais objetiva.


Fontes:
https://rockcontent.com/guia/google-analytics-o-guia-definitivo/
https://scriptcerto.com.br/blogwordpress/como-usar-o-google-optimize-para-executar-experimentos-em-seu-site-em-poucos-minutos/
https://marketingdeconteudo.com/google-data-studio//
https://blogprnewswire.com/2014/11/10/o-que-e-o-google-consumer-survey/
https://moz.com/blog/an-introduction-to-google-tag-manager