Blog

28 Out, 2021

INOVAÇÃO NA MINERAÇÃO

Por Bruna Caires, Bruno Alves e Márcio Euclides | 28 de Outubro de 2021 | Inovação, Mineração 4.0, Sustentabilidade |

No limiar do Século XXI, a tecnologia e a automação estão cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia. Vemos esses avanços tecnológicos numa Smart TV, em um carro com piloto automático, até mesmo numa geladeira com internet. Na mineração não podia ser diferente, os tempos com os carrinhos de trilho carregando minério e o uso basicamente de uma picareta ficaram no passado. Hoje o setor minerário está em um nível de avanço tecnológico conhecido como Mineração 4.0.

A mineração 4.0 surgiu a partir da união entre a mineração e a indústria 4.0 e conta com a tecnologia mais atual sendo inserida nos processos da mineração. Desde a pesquisa, até o beneficiamento mineral, o objetivo é tornar a mineração em um processo automatizado e mais produtivo, aumentando assim a segurança e a produção. Dentre os benefícios trazidos, estão o aumento da disponibilidade de equipamentos, redução do uso dos combustíveis, redução de acidentes, e uma melhoria significativa na preocupação com a sustentabilidade.

Ao longo do tempo, as inovações tecnológicas na mineração trouxeram a mecanização, como o uso de brocas hidráulicas, uso da eletricidade, a eletrônica e automação, e por último, a indústria 4.0 trouxe a internet. O uso de Drones para mapeamento e inspeção de áreas é um exemplo de como essas tarefas ficaram mais rápidas de serem realizadas, com uma melhor qualidade e segurança. A inteligência artificial em caminhões autônomos tornaram as operações mais seguras e viáveis, pois, os caminhões podem operar sem a necessidade de motoristas e de paradas para a troca de turno.

Portanto, a ideia é ter a indústria 4.0 cada vez mais presente dentro da mineração e integrando mais os processos dentro de uma mina. Essa evolução gera um valor para todo o setor minerário, além de buscar mais sustentabilidade com a redução de materiais no ambiente e eficiência energética.