Blog

03 Fev, 2021

Minério ou Estéril?

Por Alexandre Gouveia, Davi Arantes e Rafael Drumond | 03 de Fevereiro de 2021 | Minério, Estéril, Caracterização |

O conceito de minério é bastante difundido em nossa sociedade moderna, não é nenhum segredo que associado a ele, existe sempre um material sem valor econômico que acarreta custos, denominado estéril. O que a princípio pode parecer muito simples, na realidade demanda uma análise um pouco mais aprofundada. Quando estamos falando de economicidade, a natureza de um material não é suficiente para que possamos enquadrá-lo em uma dessas duas opções, devemos considerar também a aplicabilidade das técnicas necessárias para extraí-lo, assim como o seu valor de mercado.

O limite em que os custos de exploração igualam as receitas obtidas caracteriza, portanto, um material como estéril ou minério. Se por um lado a expectativa para o futuro é de receitas menores, devido aos menores teores das reservas minerais restantes, por outro lado temos avanços tecnológicos que viabilizam a execução de novos métodos, a medida que se aumenta a eficiência dos mesmos. Um exemplo que tem se tornado cada vez mais comum atualmente é o fato de empresas voltarem suas atenções para as barragens de rejeito e pilhas de estéril antigas que hoje podem ser reaproveitadas.

Ter consciência de como esses conceitos é relativo à tecnologia disponível, é o primeiro passo para se buscar novas maneiras de aperfeiçoar um processamento mineral. A Minera Jr. tem em sua carta de serviços diversos tipos de análises laboratoriais que possibilitam a compreensão das particularidades de cada material, proporcionando assertividade nas informações que determinam a viabilidade de um empreendimento mineiro.

Entre em contato!