Os minerais possuem um papel fundamental na criação de novas tecnologias, pelo fato de serem utilizados como matéria-prima para tal. O ferro é um deles, segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), este minério teve um crescimento anual de 39% em 2020, sendo um dos componentes principais para a fabricação de veículos de transporte.
Por esse motivo, o momento de extração desses recursos merece grande atenção. Com o objetivo de tornar compatível o desenvolvimento da atividade mineira com a busca permanente da segurança e saúde dos operários, foi criada a NR 22, uma norma regulamentadora aplicável a minerações subterrâneas, minerações a céu aberto, beneficiamentos minerais e pesquisa mineral.
Nesse contexto, é obrigatório que toda empresa minerária cumpra com rigor a norma, além de interromper as atividades em caso de riscos graves para os trabalhadores. Ademais, é dever da companhia empreendedora indicar os técnicos responsáveis por cada setor da atividade, inclusive quando forem realizados trabalhos através de terceiros, no qual, necessita de um profissional responsável pelo cumprimento da NR 22. Deste modo, cabe aos empregados zelar pela sua saúde e segurança, comunicando de imediato ao seu superior caso presencie situações que considerarem arriscadas para sua integridade física ou de terceiros.
Portanto, na Minera Jr. não é diferente, prezamos pelo segurança de nossos membros na realização de todas as atividades, como o Projeto Lagoas que se encontra em andamento, que conta com um membro da gestão de qualidade que gerencia toda parte relacionada a segurança da equipe no campo e nos testes laboratoriais.