27 Mai, 2020

Planejamento estratégico na mineração: entenda!

Por Lucca Volpi | 27 de Maio de 2020 | Desenvolvimento, Estratégia, Mineração |

O planejamento estratégico é um fator decisivo quando nos referimos ao desenvolvimento de uma empresa, seja de grande ou pequeno porte, visto que tem como objetivo traçar ambições, detalhar soluções, elaborar uma metodologia e medir resultados. Ainda assim, não há fórmula geral que traga a estratégia perfeita para todos os negócios, pois cada mercado possui suas características e necessidades, mas, é possível analisar um padrão a ser seguido, ressaltando com o contexto da mineração.

O texto a seguir citará 5 benefícios ao se contratar a Minera Jr. De acordo com Michael Porter, professor de Harvard Business School, estratégia é um conjunto de escolhas que são feitas, as quais englobam tanto escolhas que faremos como as que serão descartadas. Ao referir-nos, portanto, a planejamento estratégico, podemos defini-lo em ato de preparar planos de forma ardilosa para obter sucesso em objetivos traçados. Empresarialmente, isso significa buscar meios para alcançar uma vantagem competitiva em relação aos adversários.

A metodologia para a criação de um bom plano baseia-se em três etapas. A primeira trata-se do acesso à realidade, na qual ocorre a análise interna, com o foco na cultura organizacional, e externa, com o foco em possíveis oportunidades, ameaças e concorrência. No contexto externo da mineração, enfrentamos atualmente uma alta do dólar, o que poderia ser visto como um potencializador no valor de venda de commodities, como ferro, mas, ao mesmo tempo, uma ameaça já que dívidas podem ser advindas como moeda estrangeira.

A segunda etapa é a construção da estratégia, a qual envolve a definição das aspirações de uma empresa, os campos de atuação e como atuar em cada um, as capacitações necessárias para alcançar os objetivos e, por fim, a definição dos sistemas de gestão que serão usados. Atualmente, o Ministério de Minas e Energia está elaborando um planejamento estratégico (PEMME) e, foram divulgadas suas aspirações, as quais são “desenvolver a gestão corporativa e a supervisão ministerial visando melhorias sucessivas na Governança Pública.”, “formular políticas e viabilizar medidas para assegurar o atendimento pleno às necessidades inerentes ao suprimento de recursos energéticos.” e “formular políticas para ampliar a participação das atividades relativas ao emprego de recursos minerais no desenvolvimento econômico e social, com segurança e sustentabilidade.”

A terceira etapa baseia-se na definição de um plano de ação e sua execução, ou seja, como serão postas em prática a estratégia adotada. Nesta etapa, são atribuídos responsabilidades, metas e rituais para acompanhar o andamento do plano. Nesse sentido, é preciso ressaltar que um planejamento estratégico deve ser cíclico, ou seja, sempre ser renovado ao longo do cumprimento do plano de ação. Na mineração, temos ciclos mais longos, com durações de até mesmos dez anos, visto que as mudanças de mercado, ainda que constantes, são mais previsíveis, já que produtos minerais são necessários em qualquer situação, oscilando principalmente em tecnologias de mercado, preço e demanda.

Em suma, é possível, portanto, entender como o planejamento estratégico é essencial para qualquer empresa, podendo trazer estes conceitos quando nos referimos ao mercado mineral. Então, se você pretende ampliar seus negócios, gerir sua empresa ou até mesmo começar seu ramo, não se esqueça de elaborar seu planejamento estratégico!