19 Ago, 2020

QUADRILÁTERO FERRÍFERO E COMUNIDADE

Por Fernando Mendes Palhares Reis | 19 de Agosto de 2020 | Quadrilátero Ferrífero, Mineração, Comunidade |

A insistente procura dos portugueses ao ouro e prata, e as investidas dos bandeirantes pelos sertões do Brasil trouxeram resultados muito importantes para a economia do país até os dias de hoje. Principalmente nessa segunda estratégia, que diz respeito a interiorização da população de origem europeia nos dois primeiros séculos no Brasil Colônia, e o consequente desenvolvimento e urbanização da região nos séculos seguintes.

Grande parte do ouro produzido no Brasil Colonial e Imperial proveio da região atualmente conhecida como Quadrilátero Ferrífero, descoberta no século XVII e localizada na região centro-sul de Minas Gerais, e que também proporcionou a criação da cidade de Ouro Preto (MG). Ademais, o estado de Minas Gerais tem a mineração como uma de suas principais atividades industriais, tendo hoje a explotação mineral como a principal atividade econômica.

Com cerca de 7000 quilômetros quadrados, o quadrilátero ferrífero é o limite ocidental da Mata Atlântica ao centro de Minas Gerais. Estende-se entre Ouro Preto e Belo Horizonte, incluindo também os municípios de Brumadinho, Caeté, Congonhas, Itabira, Itaúna, Mariana, Rio Piracicaba, Sabará, Santa Bárbara, São Gonçalo do Rio Abaixo, entre outras. E, ainda hoje, é considerada a mais importante província mineral do Sudeste do Brasil (e uma das mais importantes de todo o país), se destacando no cenário nacional pela grande riqueza mineral, principalmente na produção de minério de Ferro, Ouro e Manganês.

Além disso, é a região de maior concentração urbana de Minas Gerais, com importância fundamental no desenvolvimento econômico estadual, impulsionando inclusive, o setor industrial, sobretudo o segmento siderúrgico, o que, consequentemente, traz benefícios significativos para toda a sociedade.

Sabe-se, porém, dos grandes desastres acontecidos no atual contexto do Quadrilátero, que resultaram em perdas de centenas de vidas humanas e morte de rios, além de outras consequências da mineração relacionadas à degradação ambiental. Contudo, são consequências gravíssimas de práticas que devem ser melhores estudadas e efetuadas com maior responsabilidade e compromisso socioambiental dos agentes responsáveis.

Se gerenciada de modo responsável, a atividade minerária como um todo, pode reduzir drasticamente os impactos ambientais, além de promover uma importante contribuição socioeconômica para o país e o mundo. Ela responde por boa parte do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, e até do IDH municipal, pois possibilita investimentos em infraestrutura, indústria, tecnologia, e no aprimoramento da qualificação profissional.

Reforçando esse argumento, os municípios que compõem o Quadrilátero Ferrífero têm uma economia mais dinâmica e tem apresentado nos últimos anos crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima da média do Estado e do país. A economia de toda região é bastante influenciada por Belo Horizonte, que detém mais de 70% do PIB. Referente ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a maioria dos municípios está enquadrada dentro da faixa de médio desenvolvimento humano, exceto alguns municípios, como Nova Lima e Belo Horizonte, que são considerados de alto desenvolvimento humano.

Quadrilátero Ferrífero

A mineração da região do Quadrilátero Ferrífero trouxe benefícios também por sua grande fonte de recursos (impostos como a Compensação Financeira pela Exploração Mineral), que são investidos em melhorias na qualidade de vida da comunidade local. Também existem parcerias entre as empresas de mineração e órgãos públicos, como na construção de estradas, manutenção e compra de equipamentos para hospitais e escolas, além do incentivo a atividades culturais.

Desde o final do século XIX, o Quadrilátero Ferrífero é o principal produtor de minério de ferro do Brasil, quando sua utilização foi intensificada e tornou-se um importante suporte industrial no país. Para que ele possa prover desses recursos por mais tempo, e que possa trazer mais benefícios para as comunidades ao redor, é necessária a compreensão da importância da criação de tecnologias que permitam a sua utilização da melhor forma possível e com a devida responsabilidade socioambiental.

Portanto, se aplicados adequadamente, os recursos advindos da mineração favorecem o desenvolvimento socioeconômico das comunidades em seu entorno. Não só a cidade de Ouro Preto, como a própria Escola de Minas na qual a Minera Jr. surge, traz grandes traços do progresso dessa região.

Se interessou pelo tema e quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato conosco em uma das nossas redes sociais!