Projetos Realizados

Caracterização de argila


Necessidade

A caracterização de argilas é um procedimento que envolve diversos tipos de testes, como, análise granulométrica e mineralógica, análise da densidade, análise da perda por calcinação, liquidez e plasticidade da amostra e determinação da cor após a queima. Os serviços citados acima foram solicitados pelo cliente para serem realizados em uma amostra fornecida.


Areia fina, média e grossa.

Solução

A amostra recebida foi homogeneizada e quarteada, seguindo os procedimentos padronizados. Em seguida, uma alíquota foi encaminhada para o peneiramento e a fração fina (<400#) foi levada ao granulômetro a laser para que fosse analisada e gerada a curva de distribuição granulométrica. Uma outra alíquota foi encaminhada para a Difratometria de Raios-X para que fosse determinada a composição mineralógica da amostra. Outra fração foi enviada para os testes mecânicos, que determinam as características mecânicas desejadas da amostra. Outra fração foi encaminhada para o forno mufla a fim de se analisar a perda por calcinação, e analise de cor da amostra, e uma outra parte da amostra global foi encaminhada para os testes de densidade. Com todas as informações acima, é possível caracterizar de forma eficaz uma argila e decidir a aplicação desejada.


Resultados e benefícios

Com o estudo da amostra de argila concluído foi confeccionado um relatório que apresenta a caracterização detalhada da amostra fornecida. Também foi entregue um estudo detalhado apresentando diversas formas da aplicação da argila industrial, com as características necessárias para que o material possa ser utilizado para tal fim; Esse trabalho foi acompanhado de uma análise que relaciona as características do material estudado com os requerimentos necessários para cada fim.

Conheça mais projetos