Projetos Realizados

CASE MINERA JR.: PROJETO DE ÍNDICE DE ABRASIVIDADE


Objetivo

O projeto Los Angeles teve como objetivo identificar a perda por abrasão em porcentagem de amostras de minério de ferro. Para isso, as amostras entregues pelo cliente foram submetidos a testes de abrasividade. Nesse caso, sendo o mais adequado o Ensaio de Abrasão Los Angeles, que nomeia o projeto em questão.


Solução

O ensaio de abrasividade Los Angeles foi realizado segundo a NBR NM 51, a norma em questão conta com o roteiro para a realização do procedimento. O mesmo é definido de acordo com faixas granulométricas tabeladas. Todo o projeto foi realizado no laboratório de Ferrovia e Asfalto (DECIV-UFOP), com o acompanhamento do técnico responsável.

Na primeira etapa do projeto foi realizada toda a preparação das amostras, desenvolvendo etapas de secagem e peneiramento. Tendo como objetivo a adequação do material em alguma das faixas tabeladas pela norma, definindo assim todas as especificações de cada ensaio.

Em seguida, as amostras foram submetidas ao ensaio Los Angeles, em duplicada ou triplicata. O procedimento conta com um tambor giratório onde o material é colocado juntamente com uma carga abrasiva, esferas de aço, parâmetro que também é definido pela norma.



Por fim as amostras são peneiradas e o material retido na peneira de 1,7 mm são pesados e analisados a fim de definir a porcentagem de perda por abrasão.


Resultados e benefícios

Após a realização de todas as etapas, foi entregue ao cliente um relatório contendo a descrição da metodologia desenvolvida e os resultados dos índices de abrasividade referentes às amostras ensaiadas. Deste modo, os dados obtidos foram satisfatórios sendo passíveis de utilização para estudos futuros.

Conheça mais projetos